Como impedir que a impaciência lhe roube o presente de estar solteiro




O nosso namoro é ditado pela impaciência? Examinemos três verdades simples que podem ajudar a ajustar atitudes erradas em relação à questão do tempo nos relacionamentos.

l. A coisa certa no tempo errado.

A nossa mentalidade de “fazer tudo agora” tem afetado tremendamente à questão do tempo nos namoros de hoje. Por que insistimos em viver desta forma? Adotamos a mentalidade da satisfação imediata, pois perdemos de vista o princípio bíblico que “Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu” - Eclesiastes 3:1-8. Da mesma forma que o papel da primavera é diferente do papel do outono, assim cada estação da nossa vida tem diferentes aspectos, focos e beleza. Um não é melhor do que o outro; cada época possui suas próprias particularidades e quando não vivemos cada uma dela sofremos consequências no futuro. Não podemos pular fases para experimentar as riquezas de outra época da vida. Cada época é construída com base na anterior.
Deus tem inúmeras experiências maravilhosas que ele quer nos dar, mas Ele também as determinou para épocas específicas da nossa vida. O sexo antes do casamento é um excelente exemplo deste princípio. Sexo em si é uma experiência maravilhosa, mas se nos aventurarmos nele fora do plano de Deus, pecaremos. Como uma fruta colhida ainda verde ou uma flor cortada antes de se abrir, as nossas tentativas de apressar o tempo de Deus pode estragar a beleza do Seu plano para a nossa vida.
Só porque algo é bom não quer dizer que devemos buscá-lo neste exato momento. Temos que nos lembrar que “a coisa certa no tempo errado é a coisa errada”.

2. Você não pode adquirir algo que você não tem condições para tê-lo.

O tempo em muitos namoros é equivalente a sair para comprar uma roupa quando não se tem nenhum dinheiro; mesmo achando a peça que tenha “ficado perfeita,” você não poderá comprar!
“A intimidade ‘custa’ compromisso”. Se eu não estiver preparado para pagar à vista, com o difícil “dinheiro” do compromisso, eu não tenho nada que “sair fazendo compras” buscando o (a) meu (a) futuro (a) parceiro (a). Antes que duas pessoas estejam prontas para a responsabilidade de compromisso, elas deveriam se contentar com a amizade e esperar pelo tempo certo. Exercitar esta paciência não os deixará em desvantagem em termos de relacionamento, mas sim maduros para a ocasião certa.

Deus tem um plano perfeito para a sua vida. Há boas chances de que este plano inclua casamento, e se for este o caso, em algum lugar do mundo Deus tem a pessoa perfeita para você. Mas o que esta pessoa precisa é de alguém maduro o suficiente para viver a época antes do casamento se preparando para ser uma esposa ou marido de excelência. Façamos um favor aos nossos futuros cônjuges e paremos de “sair para fazer compras” antes da hora.

3. Qualquer época da vida em que se está solteiro é um presente de Deus.

A maioria de vocês não permanecerão solteiros por toda a vida, e eu acho que devemos ver o “estar” solteiro um momento passageiro em nossas vidas, pois esse período é como um presente de Deus.
Deus dá as linhas gerais para uma atitude apropriada em relação ao estar solteiro em I Co 7:32, diz assim: “Eu quero que vocês vivam as suas vidas o mais livre de complicações que for possível. Quando estão solteiros, vocês ficam livres para se concentrarem em simplesmente agradar ao Mestre. O casamento o envolve em todas as tarefas da vida doméstica e em querer agradar ao cônjuge, levando a tantas outras demandas da sua atenção. O tempo e a energia que pessoas casadas gastam cuidando e nutrindo um ao outro, os solteiros podem gastar se tornando inteiramente em instrumentos santos para Deus.”

Paulo não diz isso para rebaixar o casamento. Ele diz isso para nos encorajar a vermos o “estar solteiro” como um “presente”. Deus não usa o estar solteiro como uma punição. Ele criou esta época como uma oportunidade sem paralelos para o crescimento e serviço que não deveríamos assumir como sendo normal ou permitir que ela passe despercebida.

VOCÊ REALMENTE CONFIA NELE?

Esperar pelo tempo de Deus implica em confiar na bondade e no agir de Deus. Nós desenvolvemos paciência ao confiar em Deus, porque Ele tem algo melhor para o seu futuro.

DEUS SABIA O QUE ERA O MELHOR

Você acredita que Deus sabe o que é o melhor? Então coloque o calendário da sua vida aos Seus pés e permita que Ele controle a programação dos seus relacionamentos. Confie Nele, mesmo que isso implique em não namorar quando as outras pessoas acham que você deveria.

Quando Deus souber que você está pronto para a responsabilidade do compromisso, Ele lhe revelará a pessoa certa sob a circunstância certa. “Só eu conheço os planos que tenho para vocês,” Deus diz diretamente,  prosperidade e não desgraça e um futuro cheio de esperança.” (Jr 29:11) Vivamos o nosso hoje para o seu reino e confiar o nosso amanhã à sua providência.
Não poderíamos depositar o nosso futuro em melhores mãos. Tudo que temos que fazer é confiar.

Baseado no livro: Eu Disse Adeus ao Namoro Joshua Harris

Postar um comentário

0 Comentários